INAL MEDICINA NUCLEAR-Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo 131
Belo Horizonte / MG
inalmedicinanuclear@inalmedicinanuclear.com.br (31) 3337-5926

Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo 131

Oncologia e Infectologia - INAL MEDICINA NUCLEAR

Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo 131

O que é o exame?

A Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo131, também conhecida por Varredura de Corpo Inteiro, é um exame que, como o próprio nome diz, analisa todo o organismo para detecção de metástases à distância do Câncer bem diferenciado da Tireóide. Ele é normalmente utilizado para o acompanhamento clínico dos pacientes previamente tireoidectomizados, devido ao diagnóstico

prévio de uma dessas neoplasias, servindo inclusive nesses casos para a avaliação dos resultados obtidos com a ablação, realizada após a cirurgia com a administração de radioiodo em dose de tratamento. Sendo assim temos em geral duas situações. Varreduras realizadas pós tratamento radioablativo com Iodo 131 e Varreduras realizadas como controle evolutivo pós tratamento.

Para que serve o exame?

As principais indicações são:

  • Avaliação da eficácia do tratamento radioablativo com Iodo 131
  • Pesquisa de acometimento à distância relacionado à patologia de base.
  • Avaliação de pacientes com exames laboratoriais com comportamento desfavorável da
  • Tireoglobulina ou dos Anticorpos anti-tireoglobulina.

Preparo para o exame

Este exame necessita dieta hipoiódica severa por 15 dias e ainda elevação do hormônio sérico TSH, que pode ser obtida naturalmente com a suspensão da terapia de reposição hormonal (T4) ou pela administração intramuscular do TSH recombinante. Esses pontos são informados e decididos junto ao paciente na marcação do exame.

Para a realização do mesmo o paciente deverá comparecer mais de uma vez a unidade de medicina nuclear, visto que a administração do traçador (via oral) precede em alguns dias a data da realização das imagens.

Recomendamos jejum de 2 horas antes da administração do Radioiodo (via oral) para a rápida e eficaz absorção do mesmo. 


Na noite que antecede as imagens, em geral realizadas entre 48 a 72 horas, faz-se necessário a realização de um preparo intestinal com uso de laxativos

Orientações Adicionais

Exame não realizado em pacientes lactantes ou grávidas. Para tanto, para a realização do exame em pacientes em idade fértil, será exigida a realização de Beta-HCG (teste de gravidez) no dia que precede a administração do Radioiodo.

Caso a paciente esteja amamentando, a amamentação deverá ser suspensa e a conduta nesses casos será discutida e individualizada caso a caso.

Recomenda-se trazer exames relacionados, como por exemplo, cintilografia prévia, ultrassonografia, ressonância, tomografia computadorizada e exames laboratoriais.

 

PCI

2b0fb60f3dd1af9d843f5b9684b39978.jpg
INAL MEDICINA NUCLEAR

Rua Padre Rolim, 375 - Salas 01
Bairro: Santa Efigênia
Belo Horizonte - MG

Nossa empresa

Logomarca do rodapé

INAL MEDICINA NUCLEAR
CNPJ: 00.643.867/0001-65

Unidades Inal

Endereço e contatos

Rua Padre Rolim, 375  - Salas 01
Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30130-090

(31) 3337-5926
(31) 3337-5926

Fale WhatsApp

Este website usa cookies para garantir uma melhor experiência. Ao usar este site você concorda com nossa política de privacidade.