Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo 131
Oncologia e Infectologia - INAL MEDICINA NUCLEAR
Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo 131
O que é o exame?
A Cintilografia de Corpo Inteiro com Iodo131, também conhecida por Varredura de Corpo Inteiro, é um exame que, como o próprio nome diz, analisa todo o organismo para detecção de metástases à distância do Câncer bem diferenciado da Tireóide. Ele é normalmente utilizado para o acompanhamento clínico dos pacientes previamente tireoidectomizados, devido ao diagnóstico
prévio de uma dessas neoplasias, servindo inclusive nesses casos para a avaliação dos resultados obtidos com a ablação, realizada após a cirurgia com a administração de radioiodo em dose de tratamento. Sendo assim temos em geral duas situações. Varreduras realizadas pós tratamento radioablativo com Iodo 131 e Varreduras realizadas como controle evolutivo pós tratamento.
Para que serve o exame?
As principais indicações são:
- Avaliação da eficácia do tratamento radioablativo com Iodo 131
- Pesquisa de acometimento à distância relacionado à patologia de base.
- Avaliação de pacientes com exames laboratoriais com comportamento desfavorável da
- Tireoglobulina ou dos Anticorpos anti-tireoglobulina.
Preparo para o exame
Este exame necessita dieta hipoiódica severa por 15 dias e ainda elevação do hormônio sérico TSH, que pode ser obtida naturalmente com a suspensão da terapia de reposição hormonal (T4) ou pela administração intramuscular do TSH recombinante. Esses pontos são informados e decididos junto ao paciente na marcação do exame.
Para a realização do mesmo o paciente deverá comparecer mais de uma vez a unidade de medicina nuclear, visto que a administração do traçador (via oral) precede em alguns dias a data da realização das imagens.
Recomendamos jejum de 2 horas antes da administração do Radioiodo (via oral) para a rápida e eficaz absorção do mesmo.
Na noite que antecede as imagens, em geral realizadas entre 48 a 72 horas, faz-se necessário a realização de um preparo intestinal com uso de laxativos
Orientações Adicionais
Exame não realizado em pacientes lactantes ou grávidas. Para tanto, para a realização do exame em pacientes em idade fértil, será exigida a realização de Beta-HCG (teste de gravidez) no dia que precede a administração do Radioiodo.
Caso a paciente esteja amamentando, a amamentação deverá ser suspensa e a conduta nesses casos será discutida e individualizada caso a caso.
Recomenda-se trazer exames relacionados, como por exemplo, cintilografia prévia, ultrassonografia, ressonância, tomografia computadorizada e exames laboratoriais.
PCI
-
(31) 3337-5926
(31) 3337-5926
-
inalmedicinanuclear@inalmedicinanuclear.com.br
Nossa empresa
INAL MEDICINA NUCLEAR
CNPJ: 00.643.867/0001-65
Unidades Inal
Unidade Divinópolis
Unidade Biocor Instituto
Unidade Itabira
Unidade Padre Rolim
Links principais
Endereço e contatos
Rua Padre Rolim, 375 - Salas 01
Santa Efigênia - Belo Horizonte / MG
CEP: 30130-090
(31) 3337-5926
(31) 3337-5926